sábado, 28 de abril de 2012

SINTAGMA e PARADIGMA LINGUÍSTICOS  - PARA ALUNOS DE PEX II E PEXIII
O sintagma é uma proposição da linguística (Saussure) que aponta para o sentido dado à uma comunicação pelo encadeamento dos termos, das palavras e das frases. Assim, uma ou mais palavras formam uma unidade que desempenha uma função no texto, que dá um sentido específico ao discurso verbal.
Quando ensino em Redação Publicitária I a rede semântica, com um núcleo em torno do qual associam-se palavras, isso é definido pela linguística como paradigma.
Ao organizar horizontalmente os termos e a sintaxe, formam-se os sintagmas, que dão sentido ao que é dito. Portanto, uma frase só tem o sentido correto que o autor quis dar, dentro daquela ordem sintática (sintagma) e com aqueles termos que ele utilizou (paradigma).
Assim,  a frase "As pessoas deveriam entender melhor o que é um trabalho de pesquisa", perde o sentido quando termos são excluídos ou trocados aleatóriamente: "O trabalho entende melhor o que as pessoas deveriam pesquisar", ou tem o seu sentido subvertido: "O trabalho de pesquisa deveria entender melhor as pessoas".

RAZÃO PELA QUAL CHAMO ATENÇÃO PARA ISSO:
Muitos orientandos, por incapacidade de interpretar o texto do autor e, a partir das idéiais dele, produzir um texto próprio, simplesmente copiam. Mas, para que isso não seja considerado plágio de texto,  modificam a ordem, trocam palavras por sinônimos ou excluem palavras e expressões, e ficam tranquilos com relação ao plágio por revelarem o autor original nas referências bibliográficas de rodapé. 
Tal expediente, no entanto, só piora a situação, já que o pensamento do autor é deturpado pela ruptura do sintagma original e o orientando, por não construir texto próprio, não constrói seu próprio sintagma, isto é o texto perde o sentido original e não ganha sentido novo.

SOBRE A CONSTRUÇÃO DO TEXTO DA MONOGRAFIA OU DE QUALQUER TRABALHO CIENTÍFICO:
O texto científico de monografia é uma colcha de retalhos de idéias de vários autores.
As idéias são sempre de outros, nunca do autor da monografia, e devem ser apresentadas através de citação direta (texto original do autor citado com as palavras dele, exatamente como está no original; ou através de citação indireta, nas quais o aluno desenvolve seus próprios sintagmas (texto próprio)a partir das idéias apresentadas pelo autor.
Em ambos os casos, é necessário apresentar a referência bibliográfica em nota de rodapé.
As idéias do aluno-orientando só devem transparecer pelo encadeamento e construção dos tópicos e capítulos e na conclusão que não deve ser opinativa.
Logo, o texto da monografia é de autoria do orientando, sob inspiração dos autores pesquisados e não se deve deturpar o texto original, apenas para dar aparência de texto pessoal. 

DICA ESPECIAL:
Para escrever um texto próprio, a partir da idéia do autor pesquisado, basta verificar qual é o conceito daquele trecho, parágrafo ou capítulo a ser utilizado. Coloque o conceito (idéia) no centro de uma rede (sol) e anote ao redor as palavras que surgirem associadas àquele conceito. Pronto: você tem seu paradigma para aquele parágrafo/assunto sobre o qual vai escrever. 
Transforme seu paradigma num sintagma, isto é, num texto com sintaxe. Você terá seu texto próprio, a partir das idéias do autor original. 
Não esqueça de anotar a referência bibliográfica daquela idéia original no rodapé.

Aguardo comentários.

5 comentários:

  1. Tava esperando por um post que me ajudasse a ratificar essa questão... perfeito. Veio num momento bem oportuno pra mim, minha cabeça estava sintonizada nesse assunto.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, Em geral, é justamente nesta fase da monografia que os alunos, desesperados para escrever tudo, não prestam atenção aos critérios e colocam tudo a perder. Depois de, durante um ou dois capítulos, desconstruirem todos os sintagmas dos autores, apresentam um texto sem nexo, uma cópia disfarçada e truncada dos originais.
    Também esquecem de que seu único papel é compreender e apresentar as teorias, com texto e encadeamentos próprios. A originalidade do tema e da monografia vem daí, da forma como os textos lidos são articulados e interpretados para formar um novo texto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Gisela. Você falou disso numa aula de Red. Pub. II, mas tinha esquecido, obrigada pela lembrança, ajudou demais. A construção dessa rede para elaborar texto é perfeita!

    ResponderExcluir